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O que é marketing
O que é marketing

O que é marketing

Marketing é uma ferramenta administrativa para as empresas. Quando bem trabalhado, traz resultados positivos para a marca. Assim sendo, esses resultados geralmente são analisados pelo lado financeiro.

Contudo, essa ferramenta é um processo que tem como preceito identificar e satisfazer as necessidades de um determinado público. Por meio de pesquisas, as empresas procuram o que esse público sente falta e buscam suprir isso, indo de encontro às suas necessidades. Entretanto, vale lembrar que necessidades não são criadas, elas são inatas das pessoas.

As necessidades são divididas em 5 partes dentro de uma pirâmide, conhecida como a Teoria de Maslow. Essas partes vão da base ao topo e são elencadas da seguinte maneira:

Teoria de Maslow

  • 1ª necessidade: fisiológica (alimentação, sono, sexo);
  • 2ª necessidade: segurança (proteção, moradia);
  • 3ª necessidade: social (afeto, pertencer a um grupo);
  • 4ª necessidade: auto-estima (ser reconhecido);
  • 5ª necessidade: status (ser considerado o melhor, dentro de suas possibilidades).

Para vender qualquer produto ou serviço para as pessoas é necessário entender qual o momento de suas vidas e em qual fase elas se encontram. Vale lembrar que as necessidades da base devem estar equilibradas para que  possam “passar para uma fase superior”. Portanto, uma pessoa nunca se considerará a melhor, se ela não tiver condições de comer ou não se sentir segura em sua casa.

Como vimos, essa não é uma ferramenta simples de ser trabalhada. Vários levantamentos devem ser feitos. Uma vez que o marketing é uma ferramenta administrativa e estratégica dentro das empresas, esse deve ser muito bem alimentado para trazer frutos suculentos.

Principais etapas de um planejamento de marketing:

1ª – pesquisa:

  • levantamento de informações sobre o mercado onde a empresa atua;
  • levantamento dos concorrentes e como eles atuam no mercado;
  • perspectivas para o futuro desse mercado;
  • análise do micro e macro ambiente;
  • levantamento de pontos fracos, fortes, as oportunidades e as ameaças do mercado (a conhecida análise SWOT);
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2ª – mix de marketing:

  • produtos ou serviços que serão oferecidos: todos os detalhes sobre o que será oferecido ao mercado/clientes;
  • precificação: qual o valor que será cobrado para o produto/serviço;
  • praça: para quais locais serão oferecidos os produtos/serviços da empresa;
  • promoção: como que esses produtos/serviços serão ficarão conhecidos pelo consumidor/cliente.

3ª – objetivos:

  • quais são os objetivos da empresa em relação ao faturamento, market share e share of mind.

4ª – investimentos:

  • quais são os investimentos para promover o produto ou serviço;

5ª – planejamento de ações:

eSpecífico; Mensurável; Alcançável; Relevante; Temporal.

Onde está a agência de publicidade?

Uma vez que resumimos o que é marketing e explicarmos como ele é uma ferramenta administrativa e que é um processo estratégico que a empresa deve desenvolver, onde entra a agência de publicidade? A publicidade entra onde seria o 4º P do mix de marketing, a promoção. Portanto, ela trabalha em parceria com a empresa para divulgar o produto ou serviço. Com as informações coletadas nas etapas do marketing, assim como os objetivos que a empresa deseja alcançar, a agência começa a desenvolver o seu trabalho efetivamente.

Existem algumas empresas que não conseguem desenvolver esse planejamento por vários motivos: falta de tempo, de profissionais, de conhecimento ou por falta de orçamento. Não somente, mas também quando isso acontece, a agência de publicidade deve auxiliar as empresas a elaborar o planejamento de marketing.

Enfim, a agência de publicidade é uma empresa criadora, produtora de conteúdos impressos e audiovisuais, especializada na arte, na técnica e nos métodos publicitários, através de profissionais, que estudam, concebem, executam e distribuem propaganda aos veículos de comunicação, por ordem e conta do cliente/anunciante. Em resumo: uma agência de publicidade é um fornecedor de serviços especializado e que deve se envolver profundamente com os problemas do negócio do cliente.

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Tudo isso é para falar que o marketing é um processo interno das empresas e não deve ser confundido com publicidade, mas sim, entender que publicidade é uma das ferramentas de promoção do marketing.

Aqui, neste texto, explicamos quais são as etapas que as agências de publicidade passam durante a criação de um campanha publicitária para auxiliar as empresas a promover e divulgar seus produtos ou serviços.

Dessa forma, apresentamos, de maneira resumida, o que é marketing.