As principais datas do varejo no segundo semestre de 2022 prometem ser bem movimentadas. Isso porque, neste ano, as eleições e a copa do mundo ocorrem em datas muito próximas. Além disso, junto com o torneio mundial de futebol, ocorre também a black friday.
O comércio eletrônico, como nos dois anos anteriores (2020 e 2021), promete ser responsável pela maior parte das compras. Entretanto, os varejistas precisam pensar em estratégias omnicanal para falar com o consumidor em todos os pontos de contato.
Acompanhe quais são as principais datas do varejo no segundo semestre e planeje suas ações de comunicação para melhorar os seus resultados.
O dia dos pais acontece no dia 14 de agosto de 2022, segundo domingo do mês. De acordo com um levantamento realizado pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico, o valor gasto pelos filhos será 20% maior em comparação a 2021.
Pontos comerciais como os shoppings centers apostam nessa data, uma vez que os compradores estão planejando suas compras e evitando deixar para a última hora.
Em setembro, provavelmente, ocorre a Semana do Brasil. Uma data especial que o Governo Federal criou em 2019 para incentivar as vendas no varejo para um mês sem tradição comercial, como o mês de setembro. A previsão é que seja uma semana inteira que os comerciantes poderão ofertar seus produtos e deve ocorrer entre os dias 04 e 10 de setembro. Mas, lembre-se de avaliar o estoque e conferir a logística para não se complicar durante esse período.
No dia 12 de outubro comemora-se o dia das crianças. Os anos de 2020 e 2021 foram de aumentos de vendas, sendo que o comércio eletrônico foi o responsável pela maior quantidade de vendas, uma vez que existiam restrições impostas devido ao COVID.
Muitas empresas consideram essa data como a terceira data mais importante do varejo, servindo como um termômetro para as vendas de fim de ano.
A Copa do Mundo, que acontece no Catar, será realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2022. Mais precisamente, o evento ocorre entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. Esse evento sempre ocorreu entre os meses de junho e julho. Porém, como a Copa ocorre em um país extremamente quente, os organizadores decidiram por realizar o evento durante o inverno do hemisfério norte.
Os jogos do Brasil, na primeira fase, ocorrem nos dias:
Como aproveitar essa data?
Várias ações podem ser realizadas, desde ativações de marca, até ações promocionais. Artigos esportivos e eletrônicos (smartphones e TVs) são os principais itens de consumo para essa data. Mas, muito cuidado com as ações que irá realizar. Planeje muito bem, uma vez que todo cuidado é pouco.
Uma das principais datas do varejo no segundo semestre, a Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro de 2022, promete ser 3% maior em relação ao ano anterior. Os principais consumidores de 2021 foram pessoas entre 25 e 34 anos, representando 42% dos consumidores, sendo que o gênero feminino representou 53% do total dos compradores dessa faixa etária.
De acordo com um levantamento realizado pelo grupo Globo, as pesquisas da Black Friday começam a ser realizadas um mês antes da data, mas as visitas omnicanal ganham força a partir da segunda semana de novembro.
A principal data do varejo no segundo semestre, o Natal, que ocorre no dia 25 de dezembro, tem o período de compras ocorrendo entre a segunda e a terceira semanas de dezembro.
As vendas no Natal de 2021 cresceram 11,1% em relação ao ano de 2020. O e-commerce cresceu 38,6% e as vendas nas lojas físicas aumentaram em 8,8%. Esse crescimento foi alavancado pelos setores de turismo e transporte, uma vez que as restrições foram amenizadas no final de 2021.
Essas são as principais datas do comércio brasileiro. Prepare suas estratégias comerciais e conte com uma agência de publicidade completa para ajudar na divulgação das suas promoções.
Sócio-Diretor de Criação da Agência Mokeka.
Apaixonado por comunicação e por contar histórias que façam parte do dia-a-dia das pessoas.