Você já parou para analisar qual o tom de voz da tua marca? Ou, qual a personalidade que ela transmite para o consumidor? O tom de voz é como a tua marca comunica e conecta, por meio das mensagens e interações, com os seus clientes.
O tom de voz que a tua marca utiliza, ajuda a criar a diferenciação entre ela e a concorrência, apresentando seus principais valores. Ou seja, precisa estar presente em todos os formatos de comunicação da empresa, do e-mail, até as campanhas de publicidade.
Neste artigo, espero que você possa encontrar o tom de voz ideal para a tua marca.
Em uma pesquisa realizada recentemente, quase 90% dos entrevistados responderam que é importante realizar compras de marcas em que confiam. As palavras e imagens que você utiliza na comunicação da tua marca, ajudam a moldar a credibilidade, assim como ajudam em como as pessoas a veem. Em outras palavras, imagine que a tua marca seja uma pessoa, como seria o comportamento dela para transmitir uma mensagem para um público determinado?
Definir um tom de voz para a marca ajuda a:
Antes de tudo, é importante que você tenha entendido o que é o tom de voz e a importância dela para a tua empresa. Então, vamos lá:
Agora que você entendeu como criar o tom de voz da tua marca, comece a observar como o seu consumidor reage à comunicação da empresa. Nesse sentido, uma boa maneira de fazer isso é encontrar quais são as suas principais redes sociais e o que eles comentam sobre a tua marca.
Um bom planejamento de marketing digital ajuda a tua empresa a encontrar onde está o seu consumidor. Além disso, você pode ajustar o seu planejamento para encontrar o tom ideal da tua marca.
Para finalizar, crie um manual com todas as informações sobre a marca e o seu tom de voz. Assim como um manual de identidade visual, um guia compartilhado entre todos da sua empresa, apresentando qual o tom que a tua empresa se comunica, é primordial para que ela seja vista como única e lembrada pelos seus clientes.
Por hoje é só pessoal. Até o próximo artigo.
Sócio-Diretor de Criação da Agência Mokeka.
Apaixonado por comunicação e por contar histórias que façam parte do dia-a-dia das pessoas.