Fora da caixa. Esse foi o tema que abordado durante este mês de janeiro. Falamos como as marcas e pessoas que prosperam, resolvem seus problemas de maneira, muitas vezes, fora do comum. Chamamos isso de “pensar fora da caixa“.
Pensar fora da caixa é buscar soluções fora do convencional para atingir os resultados esperados ou ir além. Porém, como vimos aqui, a Coca-Cola, com a proibição da entrada de produtos americanos em solo germânico, teve que inovar. Lançou a Fanta. Coincidência ou não, no mesmo período, houve uma colheita muito grande de laranjas nos EUA.
Quando George Lucas sugeriu lançar Star Wars, não era o melhor período para a ficção científica. Mas, então, como fazer dinheiro contra filmes policiais e de aventura? A principal alternativa foi lançar brinquedos de seu filme, como vimos aqui. Pensar fora da caixa é aprender com as situações que estão fora da sua zona de conforto. Foi o que George Lucas fez.
As pessoas por trás das grandes ideias, que aumentaram os faturamentos de suas empresas, tiverem que vencer o bloqueio mental. Assim como em Matrix, quando Neo é chamado a pensar que a colher não existe em sua frente. Você deve pensar que não existem barreiras em seus pensamentos.
Muitas vezes, as barreiras acontecem quando:
Lion, do Thundercats, para ver o que acontecia em áreas distante de onde estava, ampliava a sua visão.
Há uma história que conta que Steve Jobs estava em uma reunião com o pessoal da Xérox. Nesse momento, ele tomou conhecimento do mouse, mas a Xérox não o lançaria. Falaram que ninguém utilizaria esse equipamento. Jobs, com sua visão ampliada do negócio de computador pessoal, lançou o primeiro rato da história.
Como em Stranger things, às vezes, devemos ficar de cabeça para baixo. Seja fisicamente, ao jogar um pedaço de papel, seja metaforicamente, o importante é ver os padrões sendo alterados. O nosso cérebro é treinado a sempre seguir a mesma rotina.
Elon Musk, o grande criador por trás da Space X e da Tesla é um grande exemplo. Ele está re-inventando todo o mercado automotivo e aeroespacial. Com seus carros elétricos e estudos para carros autônomos, ele vem surpreendendo o mercado com muitas inovações. Recentemente fechou parceria com a Nasa e sua empresa, Space X, fará o lançamento de espaçonaves. Além disso, sua empresa desenvolveu uma tecnologia para reaproveitar os foguetes propulsores.
Esses são apenas alguns exemplos de mentes criativos que levaram suas empresas para outros patamares. E isso serve para o marketing da sua empresa. Cobre a sua equipe para fugir dos padrões e buscar soluções diferentes para novas conquistas.
Pensar fora da caixa é importante e essencial.
Aqui, a criatividade é o ingrediente principal. E para ser criativo a ousadia, dia após dia, é necessária. Tem que misturar sem medo de errar.