Merchandising é o conjunto de ações de marketing desenvolvido no ponto de vendas. Além disso, tem por objetivo identificar, controlar, ambientar e promover a sua marca. As ações criadas precisam ser relevantes em locais onde a sua marca precisa ganhar destaque. Ainda mais se levarmos em consideração a presença dos concorrentes.
Neste artigo vou explicar como o uso desse conjunto de ações pode ajudar a sua marca a conquistar os clientes e aumentar o faturamento em períodos sazonais. Acompanhe.
Antes de tudo, preciso esclarecer a diferença entre merchandising e product placement. Há uma confusão entre os termos, o que acaba confundindo muita gente. Enquanto o primeiro trata das ações diretamente no pronto de vendas, o segundo é a inclusão natural de marcas e produtos durante os programas de TV e filmes.
Então, se os produtos que aparecem durante a minha série favorita não é merchandising, o que seria? O merchandising é responsável não apenas pela venda dos seus produtos. Mas também por englobar a relação entre os produtos, o ponto de venda e por despertar a emoção do público.
Os objetivos de suas ações são para gerar aproximação da marca com o consumidor. De preferência, com a confirmação da venda. Dessa maneira, as principais competências no processo estratégico do merchandising são:
O ponto de vendas é um dos locais mais propícios para a sua marca gerar proximidade e construir uma experiência positiva com o cliente. Dessa maneira, é possível pensar na promoção de vendas para agir em conjunto com as estratégias de merchandising. Com isso, estabelecer ações eficazes de acordo com o interesse do público consumidor.
A experiência é uma estratégia que pode ser abordada no ponto de vendas. Afinal, apelar para os sentidos do consumidor traz grandes possibilidades de sucesso. Dessa maneira, pensando no ambiente físico, posso destacar o uso do aroma específico da marca, degustação de alimentos ou textura de tecidos. Ao passo que, para o e-commerce, os apelos visuais são os mais indicados.
São várias as ações que podem ser realizadas diretamente no ponto de vendas. Entra elas, destaco as seguintes:
Todas as ações promocionais necessitam ter um planejamento detalhado para evitar furos. Entre esses furos estão as autorizações das promoções com distribuição de brindes. Mas, a lei que rege essas ações é bem defasada. Tem um texto aqui no blog que a gente comenta sobre os concursos culturais.
O merchandising é uma estratégia que, se bem trabalhada, traz muitos resultados positivos para a sua empresa. Defina um objetivo claro, planeje, execute e acompanhe para fazer as correções necessárias. Para saber mais como essas ações podem ser executadas, entre em contato com a gente.
Sócio-Diretor de Criação da Agência Mokeka.
Apaixonado por comunicação e por contar histórias que façam parte do dia-a-dia das pessoas.