Você já ouviu falar diversas vezes de persuasão e de ter procurado diversas maneiras para aplicá-la, mas sem muito sucesso. Às vezes confundimos persuasão com imposição. Em outras palavras, tratar as pessoas de maneira rude e sem levar em consideração às suas necessidades. Gosto de uma frase que define be o que é: “persuasão é o uso da delicadeza para convencer uma pessoa a fazer alguma coisa” (John C. Maxwell).
Em uma mensagem, seja ela da maneira que for, quando você se põe no lugar da outra pessoa, a forma de persuadí-la é mais fácil. Mas, para isso, é necessário motivar essa pessoa a cometer alguma ação. E é preciso levar em consideração vários fatores, tais como:
Com esses fatores apresentados, teremos um ponto de partida para iniciar a “transformação” do indivíduo. Entretanto, todo o cuidado ao utilizar os gatilhos mentais. Pode acontecer da pessoa executar a ação de uma maneira diferente daquela que você sugeriu. Por isso, é muito importante conhecer muito bem com quem você está falando e aplicar a empatia.
As ações ao serem realizadas por meio de delicadezas e sem pressão, com honestidade e clareza, são possíveis de conseguir quase tudo, mas é necessário ter em mente que só terá quase tudo, desde que ajude os outros a terem o que eles querem.
Por essas razões, a persuasão é um item importante em qualquer campanha publicitária. Uma campanha que fale diretamente com o seu público, conte histórias que entretenham e ajudem na venda dos produtos é um projeto de sucesso.
Sócio-Diretor de Criação da Agência Mokeka.
Apaixonado por comunicação e por contar histórias que façam parte do dia-a-dia das pessoas.