O futuro das experiências é um tema atual. Você sabe o que seus clientes pensam da sua empresa? Nos dias atuais, o consumidor está cada vez mais exigente em suas compras. Com a expansão do mundo digital ele tem facilidade para buscar e compartilhar informações. O que faz com que a reputação do seu negócio esteja nas mãos dos clientes. Por isso, é necessário entender qual o nível de satisfação de cada um deles em relação aos serviços ou produtos que você oferece.
A vasta disseminação da tecnologia e informação tem tido um impacto significativo na mudança do perfil dos consumidores que estão cada vez mais exigentes. Você certamente notou isso, não é mesmo? Acompanhar de forma contínua cada estratégia dentro do seu negócio é essencial para aprimorar cada vez mais as experiências geradas pela marca e estar à frente da concorrência. Além de pontos específicos e estratégicos voltados para cada área das organizações, existem pontos importantes e que devem ser valorizados. Pois bem, abaixo listamos alguns deles:
■ Atendimento: O atendimento ao cliente é a primeira chave para uma relação duradoura entre público e empresa. Investir nesse ponto pode dar credibilidade à marca e aumentar as vendas;
■ Satisfação do cliente: Monitorar a satisfação dos seus clientes assegura uma boa relação e mantém a boa reputação dos negócios;
■ Canais de contato: Os canais de contato são caminhos dos clientes até a marca. Para melhor experiência, é necessário que ofereçam praticidade e qualidade, visando o perfil dos clientes;
■ CS e Relacionamento: É nesse ponto em que você se diferencia do concorrente e fideliza o cliente.
Agora que você identificou os pontos principais, vamos falar sobre o futuro das experiências e as tendências para 2019? Bom, o ano de 2018 está sendo marcado pela necessidade de exclusividade do cliente e pela grande proporção de dados. Por isso é necessário começar por:
■ Personalização por meio de dados: Uma comunicação personalizada faz com que o cliente se sinta especial. Além disso, essa estratégia fideliza os clientes, que disseminam o nome da sua marca;
■ Campanhas com microinfluenciadores: Os consumidores estão dando mais credibilidade aos novos creators do que para os grandes influenciadores. Segundo levantamento da Squid, os microinfluenciadores produzem 66% do conteúdo disponível na internet e tem um impacto 6 vezes maior nas redes sociais;
■ Inteligência artificial: A I.A é a mais nova grande aliada das empresas a fim de melhorar as vendas. Vem caminhando lado a lado com o marketing em uma escala gradual de grande eficiência, principalmente como assistentes virtuais e atendimento ao consumidor.
■ Mapeamento da jornada do consumidor: Mapear a jornada do cliente é comum, não é? Mas em 2019 isso também será tendência. Continuar mapeando os clientes em seu grau de evolução e mudança de comportamento nos multicanais, satisfaz o que tanto buscam, a relação única, uma vez que se use o contato e mensagens em momentos e formatos certos. O que por sua vez, gera a lembrança de marca.
■ Content Shock: Ou “embate de conteúdo” faz parte das tendências para que sua empresa continue alcançando as pessoas. Ainda que o número de conteúdo gerado ultrapasse o que o público é capaz de consumir, continuar utilizando o Content Shock é uma forma de estar bem posicionado nos motores de busca como Google, Bing, Yahoo e outros, evitando que a concorrência seja notada.
Com todas essas tendências e o futuro das experiências, o que acha de temperar a sua marca? Buscar a diferença no mercado e estar atento a atualização constante implica em vantagens competitivas e gerar a melhor experiência para o seu cliente certamente te colocará à frente!
Sócio-Diretor de Criação da Agência Mokeka.
Apaixonado por comunicação e por contar histórias que façam parte do dia-a-dia das pessoas.