Marketing, publicidade, relações públicas e branding são palavras muito utilizadas na comunicação. E deve passar muitas dúvidas na sua cabeça sobre as diferenças dessas ferramentas de comunicação. Tudo bem, marketing não é ferramenta de comunicação, mas vale pela brincadeira e fácil entendimento.
Lógico que aqui foi uma forma muito original que o pessoal da Visua.ly encontrou para tentar diferenciar as ferramentas que muitas pessoas confundem e acabam por chamar de marketing. Aqui, nós publicamos um riscado sobre o que é marketing.
Marketing é aquele cara que chega e fala: “Eu sou um grande amante!”, mas para por ai. Não insiste, só avisa.
Relações Públicas é aquela sua amiga que afirma: “Acredite em mim, ele é um grande amante!”. Uma vez que ela seja sua amiga, você sabe que pode confiar.
Publicidade é o insistente, o que fica toda hora lembrando: “Eu sou um grande amante! Eu sou um grande amante! Eu sou um grande amante!”. Mas, sabe como ninguém contar boas histórias.
Branding é a sua confirmação: “Eu entendi que você é um grande amante! Vamos namorar?”. Afinal, para toda grande conquista, precisa manter o relacionamento e a conversa em dia.
Esse é o processo de construção de uma marca. Como um apaixonado que quer encantar sua amada e não mede esforços para conquistá-la.
Marketing é um processo que visa identificar, entender e satisfazer as necessidades de um determinado público-alvo. Isto é possível por meio de pesquisas de mercado e desenvolvimento.
Relações públicas é uma ferramenta de comunicação que tem por propósito equilibrar a identidade da organização com a imagem percebida por todos os públicos com os quais ela mantém relacionamento. Em resumo, quando isso acontece, a empresa transmite mais credibilidade em seu mercado de atuação.
Publicidade é outra ferramenta que tem a finalidade de persuadir o consumidor a executar uma ação. Isto é possível por meio de estratégias de mídias e conceitos criativos que levam o cliente até o ponto-de-venda e efetuar uma compra.
E, por final, branding que é a gestão da marca, ou marcas, de uma organização. Essa gestão está ligada ao posicionamento, valores e propósitos da organização.
Da próxima vez que você quiser entender o que é cada ferramenta, dá uma passada por aqui.
Aqui, a criatividade é o ingrediente principal. E para ser criativo a ousadia, dia após dia, é necessária. Tem que misturar sem medo de errar.