Antes de mais nada, como o nome sugere, marketing direto é falar direto e exclusivamente com o cliente. Ou seja, uma maneira de manter um relacionamento próximo, ser lembrado e desejado.
Diferente das ações que visam atingir “todo mundo“, o marketing direto olha nos olhos do cliente e o encanta. Além disso, seduz com a melhor ferramenta que tem: o conhecimento da personalidade do cliente.
Com o avanço da tecnologia, esse conhecimento é percebido de maneira mais clara.
O desenvolvimento dessa ferramenta evoluiu com o tempo. Afinal, passou da simples mala-direta para os mais avançados disparos de e-mail marketing.
Atualmente, ao acessar qualquer e-commerce, você tem uma página exclusiva aos seus gostos.
Mas, como em qualquer correio-elegante, você deve conhecer o seu público-alvo e saber sobre a sua aceitação. Entretanto, um cadastro atualizado e um opt-in são muito importantes para não perder dinheiro.
Constantemente, as redes sociais, bem como o avanço da tecnologia, facilitam e melhoram as ferramentas de marketing direto. Em outras palavras, a coleta de dados dos clientes ficou mais rica e completa com os rastros que deixam ao navegar na internet.
Entretanto, de nada adianta ter o melhor banco de dados se não souber tirar proveito dele. As ferramentas são importantes, mas a técnica para domá-las é fundamental.
O principal objetivo do marketing direto é manter um relacionamento próximo com o cliente. Contudo, é importante você conhecer algumas ferramentas e como elas se comportam em relação ao cliente:
Essas são algumas das ferramentas. Além disso, muitas outras são derivadas dessas que foram apresentadas.
Para saber mais, você pode continuar acompanhando o nosso blog. Eu sempre vou trazer artigos e assuntos relacionados às ações de marketing.
Aqui, a criatividade é o ingrediente principal. E para ser criativo a ousadia, dia após dia, é necessária. Tem que misturar sem medo de errar.