Sempre ouvimos a famosa frase: “pense fora da caixa” e, para te inspirar, vamos elencar um dos momentos mais marcantes no universo cinematográfico, que mudaria o destino do cinema para sempre.
Grandes sacadas de marketing e branding em um momento da história em que esses recursos não eram muito utilizados. Vamos entender como Star Wars mudou a história e qual foi a grande sacada de George Lucas.
Há muito tempo, em uma galáxia muito muito distante…
O ano era 1973 e George Lucas começava sua quase impossível missão de vender uma ideia totalmente diferente do que existia na época. A tendência estava voltada para os filmes de gênero policial, guerra e, portanto, os estúdios de efeitos especiais estavam totalmente falidos.
Após ser rejeitado por várias empresas incluindo a Paramount e Universal, Lucas tenta sua última investida na Fox e, essa última tentativa mudaria o universo cinematográfico para sempre: Allan Ledger Jr, apadrinha o diretor dentro do estúdio, dando o pontapé inicial para a produção de um filme com uma proposta totalmente inesperada.
O lançamento aconteceria em dezembro de 1976, mas por vários problemas, incluindo falta de orçamento, a desacreditada estreia foi adiada para 1977. Quando falamos em Star Wars, nos dias de hoje, imaginamos um sucesso tremendo, filas enormes e o mundo todo lotando as salas de cinema na pré-estreia, correto? Pois bem, jovens padawans, acreditem: o primeiro filme da saga estreou em apenas 32 salas de cinema. Para você ter ideia da dimensão: em 1999 “A Ameaça Fantasma” estreou em 7.700 salas.
Completando a frase do nosso grande mestre jedi ao treinar Luke Skywalker em Dagobah: “olhe para mim, você me julga pelo meu tamanho?” e, se você achou que por não ter sido uma estreia grandiosa o filme foi um fracasso, está enganado, o filme foi o maior sucesso da época.
Uma pausa para falarmos de números. Os grandes filmes a serem batidos eram: “Tubarão”, que foi o primeiro block buster da história e “Planeta dos Macacos”, que faturou incríveis (para a época) 30 milhões de dólares.
O sonho de qualquer diretor era que seu filme ultrapassasse a desejada marca dos 100 milhões, que antigamente, era um sonho bem distante. Pois bem, Star Wars faturou inacreditáveis 300 milhões de dólares.
No início desse texto dissemos que iríamos te inspirar a pensar fora da caixa, lembra? Prepare-se, pois aqui vai!
Com o grande sucesso da saga a LucasFilm e a Fox chegam em um dilema: como faturar ainda mais com o filme? A resposta é: merchandising!
As duas partes tinham direito de lançar os produtos que quisessem, uma vez que alguma delas licenciasse, a outra parte perdia o direito de lançar algo na mesma linha. A Fox saiu a frente, mas fez o marketing que todos os estúdios cinematográficos faziam na época: vendeu cartaz, camiseta, boné, broches e etc.
E é aqui que entra a primeira grande sacada de George Lucas: por que fazer algo que todos já fazem?
Foi aí que a LucasFilm decidiu licenciar, ter os direitos e lançar, com exclusividade, juntamente com a Kenner, todos os brinquedos do filme: o faturamento na época foi de 200 milhões de dólares em bonecos.
Curiosidade: anos mais tarde, a Hasbro pagou 400 milhões para ter direito sobre os bonecos do “Ameaça Fantasma”.
Com o grande sucesso do filme, no natal de 1977, os brinquedos esgotaram e a demanda era muito grande para os fabricantes fazerem a reposição dos que já haviam sido vendidos. George Lucas se contentou com o grande sucesso já feito? Ele sentou e ficou esperando o tempo que os fabricantes pediam para fabricar os pedidos? Não, padawans: ele começou a vender caixas vazias e vale bonecos, criando assim a primeira pré-venda da história.
De roteirista desacreditado a maior saga de todos os tempos no cinema. É difícil dizer qual foi a maior sacada de George Lucas. Mas, se for para pontuar o que levou o jovem nascido em uma pequena cidade da Califórnia a encher os bolsos com bilhões de dólares, sem dúvida, que os grandes responsáveis por isso foram seu senso apurado para o marketing e seu incessante hobby de pensar diferente, fora de caixa, enxergar o que ninguém está fazendo e, com isso, ser capaz de criar coisas incríveis.
Aqui, a criatividade é o ingrediente principal. E para ser criativo a ousadia, dia após dia, é necessária. Tem que misturar sem medo de errar.