Você curte coisas do universo da publicidade, nerd ou geek e acha que anunciar no Google é muito complicado? Não se preocupe, a gente descomplica tudo para você! Confira este post e descubra o mundo de RPG por trás do Google Adwords!
A não ser que você viva na época medieval de Dungeouns and Dragons, certamente já procurou algo no Google, certo? Pois bem, lembra de todos aqueles links e imagens nos resultados? Acessou algum blog com banners de produtos? Ou estava assistindo aquele Rolling Play incrível e foi surpreendido por um anunciante no meio?
Aqueles são anúncios feitos de uma plataforma do programa Adwords. Você pode acessá-lo clicando aqui.
Empresas anunciam seus serviços e produtos para as pessoas que estão buscando por ele no navegador. Isso só é possível entendendo a fundo quem é o público e escolhendo os termos certos de busca.
É praticamente estudo e uma boa interpretação, como se você estivesse criando sua ficha de personagem. Na hora de escolher as palavras-chave, se você entender a essência do público, vai ser certeiro quando fizerem suas buscas. Assim como se entender a essência do seu Elfo na hora da campanha, vai ganhar bônus em XP por sua interpretação!
Agora eu sou o mestre: você está em uma caverna há algumas boas horas e está procurando por água. Você, é um Elfo e um jovem mago. Sabendo disso, soletra uma magia para encontrar água e aquilo que você pediu magicamente aparece em um lugar próximo a você. Acredite, isso é a pura rede de display!
Vamos trazer para algo do dia-a-dia: você está na sua casa, procurando por uma Squeeze para quando for treinar na academia. Ao invés do feitiço, você digita as palavras mágicas no Google e aparecem “magicamente” vários produtos para comprar. Entendeu a relação?
Eu ainda sou o mestre: você está emboscado por 2 guardas em um calabouço. Eles estão procurando por um amuleto que sabem que está em sua posse. Você respira por alguns segundos, sussurra uma magia e faz com que esse amuleto apareça do outro lado da sala. Isso deixa o corredor livre para sua fuga. ISSO É MUITO REDE DE DISPLAY!
Igual ao exemplo anterior. É como se buscasse algo que deseja no Google e isso aparecesse para você com imagens dos produtos ao invés de links. Interessante, não é mesmo?
Se você está assustado com o quanto RPG pode te ajudar a entender sobre essa forma incrível de anunciar no cenário digital, é porque ainda não falamos de Skills! Cada empresa tem suas skills dentro do Adwords. Ao invés de destreza, temos a verba. Ao invés da força, temos os lances. E, ao invés do carisma, temos estratégias de copywriting.
Se você já ouviu dizer que quem tem mais dinheiro aparece primeiro no Google, cuidado! Isso nem sempre é verdade. Assim como no RPG, o que define o grande sucesso do personagem é a somatória e a distribuição correta dessas skills de acordo com seu objetivo. A verba vai determinar a quantidade de tempo que esse anúncio estará ativo.
Os lances vão definir um limite de dinheiro que você pode dar por cada pesquisa. São vários anunciantes batalhando para aparecer na rede, quem tiver um número maior, vence, assim como na rolagem dos dados.
“Faz aí um check de carisma”. No jogo, você basicamente tenta usar seu atributo para levar a melhor em uma situação e convencer alguém de algo. Nas pesquisas do Adwords, seus anúncios têm que estar bem escritos e com informações que convençam a pessoa ao clique. Entendeu a relação? Incrível, né?
Depois disso, o trabalho com os anúncios pode se tornar extremamente divertido! O que acha dessa relação? Acredita agora que é possível? E olha lá que eu nem precisei fazer um teste de persuasão para te mostrar isso. 😉
Aqui, a criatividade é o ingrediente principal. E para ser criativo a ousadia, dia após dia, é necessária. Tem que misturar sem medo de errar.