A gestão de marca é o ato de tornar a marca conhecida, lembrada e desejada pelo público. Essa gestão passa por ações do porquê, valores e princípios da empresa. Além disso, qual o posicionamento e a sua identidade em relação aos seus stackholders.
Neste texto, explico como a transformação digital pode ajudar na gestão de marca, assim como, como você pode construir a sua marca em ambientes digitais.
Antes de mais nada, os dados deixados no ambiente digital nos ajudam a entender o cenário das empresas. Por meio desses dados é possível identificar as ações dos concorrentes. Do mesmo modo, conhecer o perfil do cliente e, dessa maneira, entregar uma experiência de vendas incrível.
A empresa que investe na gestão de sua marca está à frente das outras. Uma vez que está na frente na conquista e fidelização dos clientes. Isso é perceptível na era digital, uma vez que é centrado mais nas redes de clientes e menos no mercado de massa.
As redes sociais podem ser divididas em duas frentes:
Percebemos as redes sociais como as plataformas digitais às quais estão presentes no nosso dia a dia. Dessa forma, o compartilhamento é o ponto central dessas mídias.
Mas, diferente das marcas, os consumidores são os atores desses espaços. As pessoas criam os seus próprios conteúdos. Com isso, os consumidores passam a ter voz ativa e a interferir na decisão de compra de outras pessoas. Dessa maneira, quem ainda não decidiu as compras, passam a levar em consideração a experiência positiva de outro consumidor. Portanto, as marcas precisam estar nas redes sociais para estabelecer um contato direto e claro com os clientes conectados.
Para garantir que a marca seja destaque no ambiente digital, é preciso realizar a sua gestão com eficiência. A gestão de marca, também conhecida como branding, é um processo estruturado, consistente e integrado. Nesse sentido, ao respeitar esse processo, a marca tem uma melhora contínua na entrega da sua promessa e princípios.
A gestão de marca nas redes sociais é uma ação estratégica. Ou seja, não fica restrita às publicações. Está ligada ao discurso que a marca passa ao público, assim como a audiência propaga a informação.
Atualmente, os consumidores estão em busca de marcas com as quais se identificam. Marcas que têm os mesmos valores e ideais que os seus. Dessa forma, a identificação com a marca estimula o engajamento e compartilhamento de seus conteúdos. Isso aumenta a exposição da marca nos ambientes digitais.
O retorno negativo nas redes sociais é um fator que permite detectar uma crise e qual o impacto na marca. Quando isso ocorre, a expectativa e confiança depositadas na marca ficam prejudicadas.
Desse modo, é preciso conhecer o tipo e a origem da crise para adequar as ações de gestão de crise e, com isso, encontrar a solução mais adequada. O processo de gestão de crise pode ser dividido em:
O poder está nas mãos do novo consumidor, em um mercado com grandes concorrentes. Por isso, a marca precisa manter destaque e relevância. E, dessa maneira, ser a primeira opção na lembrança do cliente.
Com isso, destaco algumas estratégias para otimizar os laços entre marca e consumidor:
Como resultado, trazemos o cliente para o centro do negócio. Além disso, a gestão de marca no ambiente digital bem construída, estabelece o desejo do consumidor pela marca.
Sócio-Diretor de Criação da Agência Mokeka.
Apaixonado por comunicação e por contar histórias que façam parte do dia-a-dia das pessoas.