Olá pessoa, tudo bem? Hoje vamos conversar sobre linha editorial. Você já ouviu falar?
Se você produz conteúdo para a internet, com certeza vai precisar conhecer mais sobre esse assunto. E eu posso te ajudar, vamoooos?!
Uma linha editorial nada mais é que uma estratégia de marketing de conteúdo para gerar valor e atrair. E se você estava aqui nesse planeta quando a Bianca Andrade, empresária e proprietária do Boca Rosa Beauty, revelou seu cronograma diário, percebeu que tudo tem horário, linguagem e intenção. E isso, nada mais é que uma linha editorial, ou seja, conteúdo estratégico. Calma aí que já vai ficar mais fácil de entender.
A linha editorial é perfeita para criar conteúdos assertivos, para cada estágio que seu público alvo se encontra dentro do funil de conteúdo, percorrendo um caminho até uma ação definida: uma call to action (uma chamada para ação). Em outras palavras, você vai interagir com a pessoa até que isso resulte em uma venda. Por isso é muito importante que você conheça a sua persona e público-alvo. E tem texto falando disso, aqui no blog, se quiser saber mais. Lembrando, e eu gosto de deixar claro, redes sociais não tem como OBJETIVO venda, mas sim, ATRAIR, RELACIONAR E FIDELIZAR, ok?
Primeiro, você precisa ter bem claro os temas que vai abordar, seu posicionamento e conhecer a sua audiência para aplicar e desenvolver um mapa 3D (Dores, Dificuldades e Desejo), conhecido e aplicado por diversos criadores de conteúdo. Dor é o sentimento por não ter, conhecer ou não saber que precisa do seu produto. Dificuldade é o sentimento de como conseguir, como obter. Desejo é o sentimento bom, de como é a sensação de usar, ter, pertencer. E aí, e em cima disso, você vai criar sua linha editorial.
Sabendo disso, como posso começar a produzir?
O conteúdo técnico apesar de mais profundo, denso e longo, é importante para mostrar que você tem domínio e entende daquilo que faz ou vende. Por exemplo, você pode criar um conteúdo mostrando a causa e efeito que seu produto tem no meio ambiente, se você trabalha com engenharia e construção.
Você pode falar quantas vezes quiser como o seu produto é bom, como ele ajuda no dia a dia e o diferencial. Mas isso terá muito mais impacto se vier direto de um consumidor gerando maior identificação. Então, depoimentos, comentários e feedbacks são recursos importantes e podem ser usados nesse momento.
Esse conteúdo vai humanizar a sua marca. Mostrar o processo, como é feito, bastidores, traz o seu público mais para perto, por ser um conteúdo “real”. Dessa maneira você se mostra mais acessível ao consumidor.
O conteúdo de autoridade serve para mostrar o quanto você conhece e como você pode transmitir esse conhecimento. Um bate papo com alguém da sua área, uma live, um podcast, é uma ótima oportunidade para mostrar a sua relevância em cima dos assuntos abordados ou produtos oferecidos.
Entendendo tudo isso, você está pronto para criar seu calendário editorial, no qual você vai colocar a sua estratégia em ação, pensando no dia e horário, qual plataforma vai usar e qual é o formato ideal para aquele conteúdo. Se será reels, carrossel, ao vivo, stories, entre outros.
E agora, só para recapitular: Linha editorial -> Estratégia de Conteúdo -> Calendário editorial -> Definição -> Organização.
Espero ter ajudado até aqui, até breve!
Apaixonada por criar conteúdo e desenvolver ideias criativas. Ajudo empresas a se conectarem com seu público.