O dia do consumidor se tornou a primeira data do ano mais importante e relevante para o e-commerce, ganhando relevância no mercado digital e se tornando uma Black Friday do primeiro trimestre. Devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra, houve uma tendência em expandir a data para a Semana do Consumidor e as lojas passaram a oferecer uma semana inteira de promoções, incentivando os clientes a anteciparem suas compras.
Com isso, para te ajudar, vou passar algumas dicas de como você pode se movimentar e aumentar as suas vendas nesse período.
Primeiramente, mesmo que óbvio, mas muito importante, você precisa oferecer promoções atrativas e vantajosas ao longo da semana para seus clientes. Pesquise o mercado do seu produto e calcule o percentual de desconto que pode ser aplicado para cada item, para não prejudicar a sua margem de lucro. Ofereça benefícios como: frete grátis, kits de produtos, condições de pagamento especiais, brindes, cashback, etc.
Divulgue suas ações de forma estratégica. As pessoas começam a buscar pelos produtos desejados nos dias que antecedem o evento. Por isso, é importante planejar um cronograma de ações para conquistar a atenção dos clientes e gerar tráfego para a sua loja. Também vale investir em campanhas de mídias pagas no Google Ads ou aplicando estratégias de remarketing no Facebook e no Instagram, por exemplo. Mas não invista em anúncios para qualquer produto de forma aleatória, é importante selecionar produtos estratégicos!
Você pode escolher produtos em tendência e que tenham maior giro no seu estoque, fica mais fácil de começar desta maneira.
Ao longo da semana nas redes sociais, é legal divulgar suas ofertas e liberar cupons de desconto exclusivos. Isso vai aumentar a sua presença online e atrair novos potenciais clientes e aumentar o engajamento.
O consumidor atual utiliza múltiplos canais em sua jornada de compra, um atendimento fácil, rápido e que resolva eventuais problemas é muito importante na experiência do cliente. Então, no seu planejamento para a semana do consumidor, verifique se o seu setor de atendimento está funcionando e alinhe para ter o máximo de eficiência em todos os canais.
E para finalizar, por meio de ações de pós-venda, você torna sua marca parte da rotina do cliente, entregando benefícios, informações e novas oportunidades de compra futura. Aproveite para fazer pesquisas de satisfação com o cliente e deixar ainda melhor a experiência de compra do seu consumidor.
Espero ter ajudado, agora mão na massa e ótimas vendas!
Apaixonada por criar conteúdo e desenvolver ideias criativas. Ajudo empresas a se conectarem com seu público.