Campanha publicitária e suas vantagens
Uma campanha publicitária informa ao público sobre ideias e produtos. A criação de uma campanha publicitária ajuda a sua empresa alcançar novos mercados. Assim como conquistar novos clientes e tornar mais forte a sua marca.
Neste texto, vou explicar quais as vantagens de uma campanha. Também vou passar algumas dicas de como fazer uma campanha publicitária. Além disso, quais são os elementos principais para a sua criação de uma campanha publicitária e seus principais apelos. Acompanhe e veja como a sua empresa pode obter resultados positivos.
Você deve ter percebido que falar com o público é um trabalho árduo. Isso acontece porque a quantidade de empresas anunciantes é alta. Além disso, com o avanço da tecnologia, impactar o consumidor está mais difícil, uma vez que o consumo de mídia é fragmentado.
Até os anos de 1990, a atenção do consumidor estava nos meios off-line. Era possível escolher entre 5 emissoras de TV. Assim como escolher outros 5 veículos de mídia impressa e algumas emissoras de rádios.
Com a evolução da tecnologia, estar presente em apenas um meio é o mesmo que jogar dinheiro fora. E não basta anunciar no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter ou Tiktok. Você precisa conhecer muito bem o hábito de consumo do seu público.
A concorrência está mais ativa e com muitos diferenciais. Eles podem ser o preço, qualidade, entrega, atendimento, entre vários outros. Apesar disso, você deve aproveitar o diferencial da sua empresa e divulgá-lo.
Mas existe um fator que a sua marca precisa levar em consideração ao destacar o USP (unique selling proposition):
Uma campanha publicitária é composta por diversas peças. Elas devem ser amarradas em um mesmo conceito e falar a mesma linguagem persuasiva.
As campanhas são criadas para atingir o objetivo da marca e falar diretamente com o público-alvo. Por isso, elas são veiculadas em vários meios e veículos de comunicação.
A veiculação segue o planejamento de acordo com os objetivos da empresa. Escrevi um texto explicando sobre como fazer o planejamento estratégico da campanha e quais são os resultados alcançados.
Uma peça publicitária veiculada em um meio de comunicação, atingirá uma pequena quantidade de potenciais clientes. Uma vez que isso aconteça, a venda fica mais complicada e demorada, o que trará frustração por parte de quem fez o investimento.
Entretanto, vale entender qual o modelo de vendas da sua empresa e qual a sazonalidade dos seus produtos e/ou serviços.
Criar uma campanha publicitária gera mais vantagens em relação a uma única peça. Entretanto, precisamos nos deter em atender aos anseios e objetivos da empresa. Por isso, nada vale realizar uma campanha complexa e não alcançar o que foi almejado.
Mas, vamos às principais vantagens:
Pode não parecer, mas como fazer uma campanha publicitária é algo trabalhoso. É preciso conhecer bem o briefing passado pelo cliente e seus principais desafios.
Além disso, os objetivos de uma empresa são os mais diversos. Por isso, é preciso fazer um estudo detalhado antes de iniciar uma campanha. Entretanto, existem alguns pontos em comuns que podem ser notados:
Apresento, a seguir, um passo-a-passo com algumas dicas para você fazer a criação de uma campanha publicitária. Mas, são apenas alguns tópicos para ajudá-lo. Não é uma fórmula mágica, tão menos o único modelo.
Antes de iniciar qualquer campanha publicitária, é importante fazer uma análise da situação da empresa. Essa análise precisa ser um diagnóstico da empresa, assim como do mercado no qual ela está inserida.
Após entender qual a situação da empresa, o próximo passo é definir os objetivos que a campanha precisa alcançar. Entre eles estão:
O objetivo da marca é importante para direcionar para qual público a campanha deverá ser direcionada. Além disso, o objetivo serve para nortear o planejamento de campanha na criação de ações estratégicas.
Entretanto, esses objetivos de campanha devem estar alinhados aos indicadores chaves, os KPIs.
A escolha do público que será impactado pelos anúncios publicitários deverá tomar uma boa parte do tempo. Uma vez que o público-alvo está bem definido, as chances da sua campanha obterem sucesso são bem maiores.
Mas, tome cuidado ao selecionar o seu público. Não basta usar apenas dados demográficos. Além disso, é primordial estabelecer critérios psicográficos também. Acesse este link e veja o passo-a-passo para definir o seu público consumidor.
O conceito publicitário é a ideia principal que guiará a criação dos anúncios. Ou seja, o conceito de campanha será a unidade central, tornando a mensagem fácil e rápida para o público entender.
Em outras palavras, o conceito de campanha publicitária precisa representar o objetivo e os valores da marca. Além disso, transmitir a promessa básica e os diferenciais da marca.
Os apelos de campanha variam de acordo com o perfil do consumidor. Ao conhecer as suas necessidades e expectativas, o uso do apelo correto será mais eficiente.
A criação das mensagens pode fazer uso de vários apelos. Entre eles, destaco:
Cuidado ao utilizar os apelos moral e sexual. Deve-se evitar levar o consumidor a entender o anúncio como sendo vulgar ou chato.
Entretanto, como tudo na vida, utilize em doses moderadas. A definição do apelo será feito após definir o objetivo da campanha.
Crie uma nova campanha para cada objetivo da empresa. Com isso, você evita que o público confunda as mensagens e perca o foco.
Ao fazer uma nova criação de campanha, de acordo com o objetivo o sucesso é maior.
A criação de uma campanha demanda dedicação, pesquisa, planejamento e diversas ideias, para atingir os seus objetivos. Entretanto, contar com uma agência de publicidade que da o tempero certo para as suas campanhas, ajudará a sua marca ir além.
A gente sabe como dar o tempero ideal para a sua campanha. Entre em contato e agende uma conversa com os nossos criativos e estrategistas.
Sócio-Diretor de Criação da Agência Mokeka.
Apaixonado por comunicação e por contar histórias que façam parte do dia-a-dia das pessoas.