Uma das principais datas do varejo ocorre na última sexta-feira de novembro: a black Friday. O momento pelo qual passamos pede muito cuidado na maneira como a comunicação deve chegar nos consumidores.
A sociedade vem repensando os excessos e datas como essa podem ser a ocasião para as marcas começarem a pensar no estímulo excessivo ao consumo. O portal e-commerce Brasil escreveu um artigo sobre o que poderá ser diferente nesta black friday.
Mas, segundo uma pesquisa realizada pela área de Inteligência de Mercado da Globo, 4 em cada 10 pessoas já têm planos para a black friday. 51% dos entrevistados disseram que irão privilegiar as marcas que fizeram algo positivo durante a pandemia.
E, com o decorrer do tempo, percebemos que o isolamento social transformou a maneira como consumimos. Antes, muitos consumidores deixavam para a última hora para fazer suas compras. Porém, atualmente, a obtenção dos produtos nessa data é algo que vem sendo muito bem planejada.
Em matéria publicada no portal Consumidor Moderno, a principal atenção do comprador será o preço. E, mesmo em tempos de distanciamento, o consumidor poderá ir a um ponto de vendas físico para obter a melhor oferta.
Realidade no Brasil desde 2010, a black friday é uma data importante para o brasileiro. Atualmente, 99,5% dos consumidores conhecem e fazem as famosas compras nessa data.
A data está posicionada em meses com atmosfera repleta de felicidade para o consumidor. Início da primavera em setembro e férias de final de ano. Essa felicidade torna o ambiente propício para o consumo.
Além disso, essa é uma data voltada principalmente para o consumo próprio, diferente de outras datas quando presenteamos outras pessoas.
Quanto antes for o seu planejamento, mais preparada a sua marca estará para enfrentar os desafios que estão por vir.
Sócio-Diretor de Criação da Agência Mokeka.
Apaixonado por comunicação e por contar histórias que façam parte do dia-a-dia das pessoas.