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Avaliar os resultados das ações
Avaliar os resultados das ações

Avaliação dos resultados da campanha publicitária

Toda estratégia de comunicação possui uma etapa para avaliar os resultados das ações. De acordo com os resultados previstos no planejamento publicitário, as ações são corrigidas ou mantidas. O uso de um sistema que avalie os resultados de acordo com os objetivos é uma ferramenta muito importante.

O planejamento publicitário é uma das etapas mais importantes em uma campanha. Tem um texto aqui no blog que apresenta as suas etapas. Mas, neste artigo, vou falar sobre a avaliação dos resultados na campanha publicitária.

Avaliar os resultados do planejamento

Aqui na agência, a gente segue um processo de avaliação dividido em quatro etapas:

  1. determinamos os padrões de acordo com o objetivo e metas propostos no briefing;
  2. estabelecemos um sistema de avaliação dividido em o que, como, quando e quem avaliará;
  3. comparamos os resultados atingidos com os pré-estabelecidos;
  4. caso os resultados estejam muito fora do limite, corrigimos as ações.

Mas, para avaliar os resultados das ações, é primordial definir os objetivos e metas S.M.A.R.T.. De acordo com o objetivo proposto é que saberemos qual o problema de comunicação deve ser resolvido. Assim como qual a melhor estratégia será utilizada e quais resultados poderão ser avaliados.

Para controlar isso, criamos uma tabela com os principais indicadores (KPIs) e acompanhamos os resultados. Para cada cliente, uma tabela dividida por campanha e objetivo. Além disso, toda semana acompanhamos os resultados.

Dentro do planejamento publicitário, a avaliação dos resultados é um dos últimos itens a serem abordados. Mas nem de longe o menos importante. Quando você mensura os resultados, torna tangível aquilo que na comunicação muitas vezes é intangível.

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Como avaliar os resultados?

Quando você cria uma campanha publicitária, cujo o objetivo é lembrança ou percepção de marca, só é possível conhecer o resultado por meio de pesquisa. As pesquisas de mercado são importantes. Afinal, elas fornecem as possibilidades de criar e explorar todas as variáveis ofertadas. Oriente as suas decisões por meio das respostas que a pesquisa apresentar.

Entretanto, se o objetivo for aumentar as vendas, você pode acompanhar pelo fluxo de caixa ou estoque. Mas, tudo dependerá dos objetivos de marketing estabelecidos pela sua empresa.

Outra maneira que você pode usar para controlar o resultado é utilizando o ROI (retorno sobre o investimento). O cálculo pode ser feito assim:

Verifique o valor da receita originária da campanha e subtraia o valor do investimento. Com o resultado, divida pelo valor do investimento novamente. Com o valor do cálculo, multiplique por 100 para chegar à porcentagem do retorno sobre o investimento realizado.

Não deixe para a última hora

Se você não sabe por onde começar, aqui vai um passo-a-passo para montar um sistema de avaliação de resultados:

  1. Realize uma pesquisa para conhecer o posicionamento da sua empresa;
  2. Defina o objetivo de acordo com o resultado da pesquisa;
  3. Estabeleça o orçamento de comunicação;
  4. Monte um briefing;
  5. Faça uma concorrência para a escolher o parceiro criativo;
  6. Junto com a agência contratada, estabeleça os principais KPIs;
  7. Aprove as peças criadas, assim como os meios e veículos da campanha;
  8. Crie um sistema para avaliar os resultados;
  9. Gere relatórios para analisar corretamente os resultados;
  10. Comemore cada objetivo alcançado.

Próxima etapa

Agora que você entendeu como um sistema de avaliação dos resultados é importante, implante nas suas próximas campanhas. Uma vez que essa é uma ferramenta eficiente e que quantifica e apresenta os resultados alcançados.