Sem dúvida, o universo cinematográfico da Marvel se destaca por vários fatores. Precisaríamos de mais de um post no blog para falar de todos eles. Mas, nas vésperas do que promete ser o maior filme da franquia, escolhemos um elemento que é quase um Vingador nesse time. O responsável por todo esse sucesso da saga: vamos falar da importância do planejamento em Vingadores Guerra Infinita. Confira!
Após as grandes gafes de Batman, X-Men, Demolidor, Hulk e vários outros, a indústria não acreditava mais em filmes de super-heróis. E vamos concordar: não é para menos, né? Para muitos, investir nesse segmento era algo inútil e que não trazia nenhum retorno financeiro para as grandes produtoras, ou seja, um “tiro na água”.
Nesse momento em que todos os outros estavam quase desistindo, a Marvel Studios aprendeu (e muito) com os erros cometidos e, em 2008, com a direção de Jon Favreau, lançou algo que mudaria para sempre o universo: foi apresentado a todos nós o Homem de Ferro. O longa entrou para o time das franquias mais bem-sucedidas da história e arrecadou mais de US$ 585 milhões. Após o inegável sucesso, o caminho estava aberto para que a produtora continuasse a contar as histórias de seus grandes nomes em filmes solos. Hulk, Capitão América e Thor são apenas alguns deles.
Se engana quem pensa que a ideia era apenas lançar filmes solos e ganhar muito dinheiro com eles. A Marvel Studios estava contando calmamente a história de cada personagem. Com isso, fez com que o público criasse laços emocionais com aqueles com os quais mais se identificasse. Por que pensar no sucesso de um filme se esse projeto pode caminhar por anos ao lado dos fãs despertando emoções nas telas de cinema? E esse, senhoras e senhores, foi o pensamento e a grande sacada. Nesse momento, o terreno estava sendo preparado para o grande encontro de todos esses heróis em um filme só.
Em 2012, o tão aguardado encontro finalmente aconteceu. E, sob o comando de Joss Whedon, com os roteiros de Zak Penn, o filme arrecadou mais de US$ 1,5 bilhão em todo o mundo.
Vale destacar que não estamos entrando na grande guerra de Marvel x DC, e nem dizendo que preferimos um estúdio ao outro. Mas, quando se trata de planejamento, em como construir/apresentar seus personagens, como manter um público fiel e empolgado com o que vem pela frente, a Marvel está anos luz à frente.
A grande diferença entre os dois lados é que quando a grande aposta da DC, Liga da Justiça, estreou, as pessoas não tinham criado laços emocionais. Devido a isso, não entendiam as histórias solos de cada personagem.
Vocês acham que o grande Stan Lee e seu universo Marvel parou por aí? Jamais, meus amigos. Se o primeiro grande encontro foi um sucesso inacreditável, por que não promover um outro em uma escala bem maior, não é mesmo?
Estamos em 2018, a poucos dias do grande lançamento. O hype, os nervos e a ansiedade dos fãs estão gritando a cada novo trailer, a cada nova notícia sobre o filme mais esperado do ano. Como eles conseguem fazer isso? Simples. Desde 2012 a Marvel continuou expandindo seu universo. Introduziu novos personagens como Homem-Formiga, Homem-Aranha, Doutor Estranho, Pantera Negra, Guardiões da Galáxia e o maior vilão de toda a franquia, Thanos.
Com o maior investimento em marketing já feito pelo estúdio, aproximadamente US$150 milhões, Vingadores Guerra infinita é a maior aposta da Marvel e promete revolucionar novamente nossa ideia de filmes no segmento de super-heróis.
Aqui, a criatividade é o ingrediente principal. E para ser criativo a ousadia, dia após dia, é necessária. Tem que misturar sem medo de errar.