Varejo no segundo semestre de 2022

Varejo no segundo trimestre
Varejo no segundo semestre

As principais datas do varejo no segundo semestre

As principais datas do varejo no segundo semestre de 2022 prometem ser bem movimentadas. Isso porque, neste ano, as eleições e a copa do mundo ocorrem em datas muito próximas. Além disso, junto com o torneio mundial de futebol, ocorre também a black friday.

O comércio eletrônico, como nos dois anos anteriores (2020 e 2021), promete ser responsável pela maior parte das compras. Entretanto, os varejistas precisam pensar em estratégias omnicanal para falar com o consumidor em todos os pontos de contato.

Acompanhe quais são as principais datas do varejo no segundo semestre e planeje suas ações de comunicação para melhorar os seus resultados.

Dia dos pais

O dia dos pais acontece no dia 14 de agosto de 2022, segundo domingo do mês. De acordo com um levantamento realizado pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico, o valor gasto pelos filhos será 20% maior em comparação a 2021.

Pontos comerciais como os shoppings centers apostam nessa data, uma vez que os compradores estão planejando suas compras e evitando deixar para a última hora.

Uma nova data para o varejo no segundo semestre: Independência do Brasil

Em setembro, provavelmente, ocorre a Semana do Brasil. Uma data especial que o Governo Federal criou em 2019 para incentivar as vendas no varejo para um mês sem tradição comercial, como o mês de setembro. A previsão é que seja uma semana inteira que os comerciantes poderão ofertar seus produtos e deve ocorrer entre os dias 04 e 10 de setembro. Mas, lembre-se de avaliar o estoque e conferir a logística para não se complicar durante esse período.

Dia das Crianças

No dia 12 de outubro comemora-se o dia das crianças. Os anos de 2020 e 2021 foram de aumentos de vendas, sendo que o comércio eletrônico foi o responsável pela maior quantidade de vendas, uma vez que existiam restrições impostas devido ao COVID.

Muitas empresas consideram essa data como a terceira data mais importante do varejo, servindo como um termômetro para as vendas de fim de ano.

Uma data diferente para o varejo no segundo semestre: Copa do Mundo

A Copa do Mundo, que acontece no Catar, será realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2022. Mais precisamente, o evento ocorre entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. Esse evento sempre ocorreu entre os meses de junho e julho. Porém, como a Copa ocorre em um país extremamente quente, os organizadores decidiram por realizar o evento durante o inverno do hemisfério norte.

Os jogos do Brasil, na primeira fase, ocorrem nos dias:

  • 24 de novembro, às 16h, contra a Sérvia;
  • 28 de novembro, às 13h, contra a Suíça;
  • 02 de dezembro, às 16h, contra os Camarões.

Como aproveitar essa data?

Várias ações podem ser realizadas, desde ativações de marca, até ações promocionais. Artigos esportivos e eletrônicos (smartphones e TVs) são os principais itens de consumo para essa data. Mas, muito cuidado com as ações que irá realizar. Planeje muito bem, uma vez que todo cuidado é pouco.

Black Friday

Uma das principais datas do varejo no segundo semestre, a Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro de 2022, promete ser 3% maior em relação ao ano anterior. Os principais consumidores de 2021 foram pessoas entre 25 e 34 anos, representando 42% dos consumidores, sendo que o gênero feminino representou 53% do total dos compradores dessa faixa etária.

De acordo com um levantamento realizado pelo grupo Globo, as pesquisas da Black Friday começam a ser realizadas um mês antes da data, mas as visitas omnicanal ganham força a partir da segunda semana de novembro.

Natal, a principal data do varejo no segundo semestre

A principal data do varejo no segundo semestre, o Natal, que ocorre no dia 25 de dezembro, tem o período de compras ocorrendo entre a segunda e a terceira semanas de dezembro.

As vendas no Natal de 2021 cresceram 11,1% em relação ao ano de 2020. O e-commerce cresceu 38,6% e as vendas nas lojas físicas aumentaram em 8,8%. Esse crescimento foi alavancado pelos setores de turismo e transporte, uma vez que as restrições foram amenizadas no final de 2021.

Esteja preparado

Essas são as principais datas do comércio brasileiro. Prepare suas estratégias comerciais e conte com uma agência de publicidade completa para ajudar na divulgação das suas promoções.

Por data:

Categorias:

Entenda a importância da linha editorial

Verba de comunicação
Linha editorial

Entenda a importância da linha editorial

Olá pessoa, tudo bem? Hoje vamos conversar sobre linha editorial. Você já ouviu falar?

Se você produz conteúdo para a internet, com certeza vai precisar conhecer mais sobre esse assunto. E eu posso te ajudar, vamoooos?!

O que é linha editorial

Uma linha editorial nada mais é que uma estratégia de marketing de conteúdo para gerar valor e atrair. E se você estava aqui nesse planeta quando a Bianca Andrade, empresária e proprietária do Boca Rosa Beauty, revelou seu cronograma diário, percebeu que tudo tem horário, linguagem e intenção. E isso, nada mais é que uma linha editorial, ou seja, conteúdo estratégico. Calma aí que já vai ficar mais fácil de entender.

Por que devo ter uma linha editorial?

A linha editorial é perfeita para criar conteúdos assertivos, para cada estágio que seu público alvo se encontra dentro do funil de conteúdo, percorrendo um caminho até uma ação definida: uma call to action (uma chamada para ação). Em outras palavras, você vai interagir com a pessoa até que isso resulte em uma venda. Por isso é muito importante que você conheça a sua persona e público-alvo. E tem texto falando disso, aqui no blog, se quiser saber mais. Lembrando, e eu gosto de deixar claro, redes sociais não tem como OBJETIVO venda, mas sim, ATRAIR, RELACIONAR E FIDELIZAR, ok?

Agora, como fazer isso:

Primeiro, você precisa ter bem claro os temas que vai abordar, seu posicionamento e conhecer a sua audiência para aplicar e desenvolver um mapa 3D (Dores, Dificuldades e Desejo), conhecido e aplicado por diversos criadores de conteúdo. Dor é o sentimento por não ter, conhecer ou não saber que precisa do seu produto. Dificuldade é o sentimento de como conseguir, como obter. Desejo é o sentimento bom, de como é a sensação de usar, ter, pertencer. E aí, e em cima disso, você vai criar sua linha editorial.

Sabendo disso, como posso começar a produzir?

Conteúdo Técnico

O conteúdo técnico apesar de mais profundo, denso e longo, é importante para mostrar que você tem domínio e entende daquilo que faz ou vende. Por exemplo, você pode criar um conteúdo mostrando a causa e efeito que seu produto tem no meio ambiente, se você trabalha com engenharia e construção.

Provas Sociais

Você pode falar quantas vezes quiser como o seu produto é bom, como ele ajuda no dia a dia e o diferencial. Mas isso terá muito mais impacto se vier direto de um consumidor gerando maior identificação. Então, depoimentos, comentários e feedbacks são recursos importantes e podem ser usados nesse momento.

Cotidiano

Esse conteúdo vai humanizar a sua marca. Mostrar o processo, como é feito, bastidores, traz o seu público mais para perto, por ser um conteúdo “real”. Dessa maneira você se mostra mais acessível ao consumidor.

Autoridade

O conteúdo de autoridade serve para mostrar o quanto você conhece e como você pode transmitir esse conhecimento. Um bate papo com alguém da sua área, uma live, um podcast, é uma ótima oportunidade para mostrar a sua relevância em cima dos assuntos abordados ou produtos oferecidos.

Próximo passo da linha editorial

Entendendo tudo isso, você está pronto para criar seu calendário editorial, no qual você vai colocar a sua estratégia em ação, pensando no dia e horário, qual plataforma vai usar e qual é o formato ideal para aquele conteúdo. Se será reels, carrossel, ao vivo, stories, entre outros.

E agora, só para recapitular: Linha editorial -> Estratégia de Conteúdo -> Calendário editorial -> Definição -> Organização.

Espero ter ajudado até aqui, até breve!

Por data:

Categorias: