Horário nobre também está presente nas redes sociais.
Redes sociais, assim como TV e rádio, também têm seus horários nobres. Uma análise realizada pela SCUP, com 86.489.600 posts entre Facebook, Twitter e Instagram, destaca os seguintes itens:
Durante a semana, há um padrão de publicações no Facebook. Os horários entre 11h às 12h, e pré saída do trabalho, das 16h às 17h, são os momentos mais acessados.
Os usuários do Instagram gostam mais de publicar nos finais de semana. De segunda a sexta, os usuários preferem publicar a noite. O período da tarde e da manhã são menos movimentados na rede social de compartilhamento de fotos.
Terça, quarta e quinta são os dia preferidos para tuitar. A pesquisa anterior mostrava que os dias no meio da semana eram os mais usados para compartilhar conteúdos no Twitter. O padrão se manteve nesta edição, com um pico de posts nas terças-feiras a noite.
Também existe postagem depois do expediente. O número de postagens nas 3 redes sociais continua alto na volta pra casa, entre 17h e 20h. Isso pode ser explicado pelo uso das redes sociais pelos dispositivos móveis.
Essas informações foram publicadas no relatório da SCUP (clicando aqui você pode ver o resumo do relatório). Entenda o comportamento dos usuários, e interaja com eles nos horários certos e com estratégias que possam gerar “conversação”.
E-mail marketing é uma maneira de divulgar os produtos e serviços que as empresas utilizam. Quando você assina a permissão para receber informações de qualquer site, logo receberá um e-mail marketing. Às vezes vêm muitas tranqueiras que acabamos por deletar, antes mesmo de ler.
Opt in. O primeiro recebimento é muito importante, porque marca o início da relação. É preciso ter permissão prévia (opt-in) antes do envio da primeira mensagem ao receptor. Existindo prévia e comprovável relação comercial ou social entre o remetente e o receptor, o envio de mensagem é permitido.
Opt out. Toda mensagem precisa ter opt out. É prerrogativa do receptor decidir o momento em que não quer mais receber mensagens de determinado emissário.
As empresas que encaminham e-mail marketing para divulgar seus serviços e produtos, devem seguir as normas da ABEMD. Com isso, a opção de “Excluir e-mail da lista” (Opt out) aparecerá – no GMail – ao lado do endereço do remetente. Para quem recebe o e-mail, facilitará a exclusão de seu e-mail, caso deseje. Para quem envia, será uma maneira de melhorar o conteúdo das informações fornecidas e evitar que sua lista diminua.
Essa nova funcionalidade depende do atual sistema de filtragem. O GMail separa os e-mails recebidos entre as abas SOCIAL, PROMOCIONAL e FÓRUM.
Marketing, publicidade, relações públicas, branding e suas diferenças.
Qual a diferença entre marketing, publicidade, relações públicas e branding?
Marketing, publicidade, relações públicas e branding são palavras muito utilizadas na comunicação. E deve passar muitas dúvidas na sua cabeça sobre as diferenças dessas ferramentas de comunicação. Tudo bem, marketing não é ferramenta de comunicação, mas vale pela brincadeira e fácil entendimento.
Marketing é aquele cara que chega e fala: “Eu sou um grande amante!”, mas para por ai. Não insiste, só avisa.
Relações Públicas é aquela sua amiga que afirma: “Acredite em mim, ele é um grande amante!”. Uma vez que ela seja sua amiga, você sabe que pode confiar.
Publicidade é o insistente, o que fica toda hora lembrando: “Eu sou um grande amante! Eu sou um grande amante! Eu sou um grande amante!”. Mas, sabe como ninguém contar boas histórias.
Branding é a sua confirmação: “Eu entendi que você é um grande amante! Vamos namorar?”. Afinal, para toda grande conquista, precisa manter o relacionamento e a conversa em dia.
Esse é o processo de construção de uma marca. Como um apaixonado que quer encantar sua amada e não mede esforços para conquistá-la.
Mas como explicar isso tecnicamente
Marketing é um processo que visa identificar, entender e satisfazer as necessidades de um determinado público-alvo. Isto é possível por meio de pesquisas de mercado e desenvolvimento.
Relações públicas é uma ferramenta de comunicação que tem por propósito equilibrar a identidade da organização com a imagem percebida por todos os públicos com os quais ela mantém relacionamento. Em resumo, quando isso acontece, a empresa transmite mais credibilidade em seu mercado de atuação.
Publicidade é outra ferramenta que tem a finalidade de persuadir o consumidor a executar uma ação. Isto é possível por meio de estratégias de mídias e conceitos criativos que levam o cliente até o ponto-de-venda e efetuar uma compra.
E, por final, branding que é a gestão da marca, ou marcas, de uma organização. Essa gestão está ligada ao posicionamento, valores e propósitos da organização.
Da próxima vez que você quiser entender o que é cada ferramenta, dá uma passada por aqui.
Você já ouviu falar diversas vezes de persuasão e de ter procurado diversas maneiras para aplicá-la, mas sem muito sucesso. Às vezes confundimos persuasão com imposição. Em outras palavras, tratar as pessoas de maneira rude e sem levar em consideração às suas necessidades. Gosto de uma frase que define be o que é: “persuasão é o uso da delicadeza para convencer uma pessoa a fazer alguma coisa” (John C. Maxwell).
Em uma mensagem, seja ela da maneira que for, quando você se põe no lugar da outra pessoa, a forma de persuadí-la é mais fácil. Mas, para isso, é necessário motivar essa pessoa a cometer alguma ação. E é preciso levar em consideração vários fatores, tais como:
o que você espera que a pessoa faça: reação;
como fazer para a pessoa executar essa ação: provocar a reação;
o que dizer: conteúdo para provocar a reação;
a maneira que vai ser feito: convicção em passar a informação;
o resultado: conclusão dos atos.
Início da transformação pela persuasão
Com esses fatores apresentados, teremos um ponto de partida para iniciar a “transformação” do indivíduo. Entretanto, todo o cuidado ao utilizar os gatilhos mentais. Pode acontecer da pessoa executar a ação de uma maneira diferente daquela que você sugeriu. Por isso, é muito importante conhecer muito bem com quem você está falando e aplicar a empatia.
As ações ao serem realizadas por meio de delicadezas e sem pressão, com honestidade e clareza, são possíveis de conseguir quase tudo, mas é necessário ter em mente que só terá quase tudo, desde que ajude os outros a terem o que eles querem.
Por essas razões, a persuasão é um item importante em qualquer campanha publicitária.Uma campanha que fale diretamente com o seu público, conte histórias que entretenham e ajudem na venda dos produtos é um projeto de sucesso.