Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

Marketing de guerrilha
Marketing de guerrilha

Marketing de guerrilha

Marketing de Guerrilha

As ações de marketing de guerrilha têm muito a ver com uma guerra. Muitos já ouviram falar sobre a guerra no Vietnã e como os Estados Unidos perderam essa guerra. Se você nunca ouviu falar sobre isso, vale a pena dar uma estudada neste link. A partir de um conhecimento do território, os guerrilheiros (mais fracos) encontraram uma maneira de enfrentar os mais forte.

O marketing de guerrilha é exatamente o conhecimento do território onde a marca está inserida e confronta outras marcas. No início das aplicações dessas ações, apenas as empresas menores (com menor potencial de investimento em publicidade) utilizavam essa ferramenta.

Porém, com o passar dos tempos, a eficiência das ações e a saturação da propaganda, empresas de grande porte incluem em seus planejamentos um budget específico para o desenvolvimento, criação e aplicação das ações de guerrilha.

Criatividade na guerrilha

Muitas vezes de maneira criativa, as ações de guerrilha vão de encontro ao público consumidor da marca, atraindo a atenção para o que está acontecendo naquele determinado momento/instante. Isso é devido porque essa ação utiliza de meios inusitados para “encontrar” e conversar com o consumidor.

O marketing de guerrilha pode envolver muita verba na produção da ação, outras vezes não. Apenas uma ideia criativa que envolva muitas pessoas. Você encontra na Wikipedia mais algumas informações e alguns termos utilizados.

O que mais chama a atenção para o marketing de guerrilha, é que não se parece em nada com propaganda. Entretanto, quanto menos se parecer, melhor.

Isso é muito importante, pois o consumidor acaba por interagir ou, ao menos, dar mais atenção ao que está acontecendo ao seu redor. Com isso, acontece a amplificação da ação, que vai parar nas mídias sociais podendo viralizar e aumentar o alcance e pessoas que podem se tornar novos consumidores da marca.

LEIA TAMBÉM:  Por que Gerar Experiências Positivas Para Mim?

Quando você for fazer o seu planejamento de marketing, lembre-se de deixar uma verba para essas ações.